Ferramentas de apoio

Aqui você vai encontrar informações importantes sobre algumas ferramentas obrigatórias e que ajudarão muito você nessa jornada de escrita no Ache Aqui. Confira e aproveite!

Vocabulário controlado: o permitido e o proibido

A criatividade é uma das virtudes humanas mais incríveis que existem. Da literatura às figurinhas de aplicativos, todo mundo é capaz de desenvolver algo inovador, proveitoso e cativante. Mas como tudo na vida, a criatividade também precisa ter limites e ser usada com moderação – principalmente quando se trata de produtos específicos, processos fixos e produção de determinados conteúdos que serão usados por centenas de pessoas.

Por isso existe a ferramenta Thesa – Vocabulário Controlado. É por meio dela que se analisa, organiza e padroniza os termos usados nos artigos da Claro. Ou seja: é um jeito de todos falarem a mesma língua, meio que uma forma de igualar os usos de mandioca, aipim e macaxeira.

Então você pode acreditar que o Vocabulário Controlado será seu pastor e te guiará pelo vale dos POPs: nele você encontra, em ordem alfabética, a unificação de uma imensa gama de termos que os operadores costumam utilizar em seus atendimentos. Além disso, cada termo ainda traz variações, descrição de conceitos, imagens, exemplos de usos e infográficos explicando como eles se relacionam entre si – tudo isso para que todo mundo se entenda e passe informações certas e unificadas.

Como Acessar

Tá, mas onde fica esse Jardim do Éden? Como funciona?

Para acessar o VC, clique neste link: http://agileprodutora.com.br/thesa/index.php/thesa/terms/3

Em seguida, pra não virar bagunça, você deve colocar as seguintes credenciais™:

usuário: cliente

senha: claro

Depois desse passo, você precisa entrar com seu usuário e senha de autenticação.

Atenção: se ainda não tem essas informações, fale com seu supervisor, que vai solicitá-las para a área de Comunicação da DAC.

Como Funciona

O funcionamento é bem simples: sempre que você achar um termo técnico, alguma sigla ou uma palavra em outra língua, verifique o VC para saber o significado, qual a preferência de uso e como é a padronização (se caixa-alta, se números por extenso, se um sinônimo específico).

Para se familiarizar com a ferramenta, preste atenção nas siglas mais usadas:

  • TG – Termo geral: é o termo que abrange um ou mais termos específicos.
    Ex.: O termo geral (TG) Área de cobertura tem como termos específicos (TE) Áreas bidirecionais e Áreas unidirecionais.
  • TE – Termo específico: é o termo que representa uma parte do termo geral (TG).
    Ex.: O termo específico (TE) Bloqueio de ligação tem como termo geral (TG) Recursos de telefone.
  • USE: indica que o termo que você procurou é uma variação não autorizada e indica o termo correto.

Ex.: Para o termo Fatura online (não autorizado) USE Fatura digital (termo correto).

  • UP: indica as variações não autorizadas.

Ex.: O termo Ponto de Acesso (autorizado) deve ser UP (usado para) Hotspot (termo não autorizado).

  • (por) indica que a língua é o português, enquanto (eng), que é o inglês.

As linhas indicam as relações entre os conceitos.

Ainda vale dizer que o VC é constantemente alimentado pela equipe de Arquitetura da Informação (AI). Ou seja, são eles que examinam o material, verificam as relações hierárquicas das informações e estruturam o conhecimento.

Mesmo assim, se você encontrar algum termo que ainda não esteja no VC (algum produto novo, por exemplo), avise seu supervisor para que ele entre em contato com o time de Experiência do Usuário. Assim, o conteúdo será analisado e adicionado ao vocabulário o mais rápido possível, para que todos que lidam com textos possam acessá-lo.

 

Contato

Mande uma pergunta, agradecimento ou comentário.Vamos conversar.