Publicação

Tudo bem. Agora que você já sabe o que escrever e como escrever, já aprendeu o que significa cada recurso e já entendeu as padronizações usadas pela Claro, está na hora de pôr a mão na massa de fato.

Nesta seção você vai encontrar informações sobre como navegar pelo Ache Aqui, onde clicar para conseguir o que quer e como se virar no sistema de forma geral.

Ache Aqui

O primeiro passo, é claro, é ter acesso ao sistema. A liberação passa por um processo burocrático e sigiloso, então se você tiver algum problema, entre em contato com seu supervisor ou com o administrador da área.

Vamos lá. Como o Ache Aqui é uma plataforma online, na nuvem, você não tem que baixar nenhum programa. Então, depois de receber seu login e senha, acesse direto o site cec.claro.com.br. O sistema vai apresentar a página inicial.

Encontrando o Ache Aqui

Para trabalhar com artigos, isto é, acrescentar, alterar ou excluir algum conhecimento da base, siga os passos:

  1. Clique na seta para abrir o menu.
  2. Caso não apareça o Ache Aqui, clique no lápis para Editar.
  3. Clique em Adicionar mais itens e escolha a opção Ache Aqui.
  4. Clique em Adicionar 1 item de navegação e depois em Salvar.

Pronto! Sua barra de navegação foi atualizada com a aba Ache Aqui.

 

Criação de Artigos

Como o objetivo é desenvolver textos, vamos aprender como criar um artigo.

  1. Clique na seta e navegue até a aba Ache Aqui.
  2. O sistema apresentará uma lista com os artigos. No lado direito, clique em Criar.

A aba Criar Ache Aqui vai aparecer. Escolha o tipo de artigo e clique em Avançar.

 

Criar um Conteúdo de apoio

Vamos criar um Conteúdo de apoio.

  1. Na aba Ache Aqui, clique em Criar.
  2. Selecione Artigo Estruturado Genérico e clique em Avançar.
  3. Dê o título, lembrando que para este tipo de artigo você deve colocar o que ele é primeiro, se Informativo, Memo/Texto padrão, Script, Passos de sistema, Ocorrência/Motivo, depois um hífen e em seguida o título em si.
  4. No campo Entenda, clique em Editar.
  5. Escreva seu texto, considerando as especificidades do tipo de artigo.
  6. Em Dados de manipulação, escolha o Tipo de apoio de acordo com seu texto.
  7. Escolha a Ilha/Célula e clique em Salvar.

Pronto! Seu artigo foi criado. Agora você pode Editar, Publicar e Excluir o conteúdo.

*Dica: ao clicar em Salvar e Criar, o Salesforce salva suas ações naquele momento e abre uma nova guia para registro de um novo conteúdo.

Criar Tipo de conteúdo 1,2 ou 3

Vamos criar um Tipo de conteúdo 1, 2 ou 3.

  1. Na aba Ache Aqui, clique em Criar.
  2. Selecione Tipo de conteúdo 1, 2 ou 3 (no exemplo é o Tipo de conteúdo 1) e clique em Avançar.
  3. Dê o título, lembrando que você precisa ser claro e objetivo.
  4. No campo Entenda, clique em Editar e faça um resumo do seu texto.
  5. No campo Como Funciona, explique o processo de forma simples.
  6. Em Saiba mais, informe alguma particularidade, se for necessário.
  7. Em Dados de manipulação, escolha a Ilha/Célula.
  8. Em Tema, selecione o assunto do seu artigo.

9. Clique em Salvar e pronto! Seu artigo foi criado. Agora você pode Editar, Publicar e Excluir o conteúdo.

Criar um Processo de atendimento (POP)

Vamos criar um Processo de atendimento.

  1. Na aba Ache Aqui, clique em Criar.
  2. Selecione Processo de atendimento e clique em Avançar.
  3. Dê o título de acordo com a técnica ESC (Substantivo + Complemento + Especificador).
  4. No campo Entenda, clique em Editar e faça um resumo do processo.
  5. No campo Válido para, explique as condições que permitem ou restringem o processo.
  6. Em Canais e sistemas, informe aqueles que o operador vai utilizar.
  7. Em Como funciona, acrescente a sua tabela com as colunas CHECKLIST e AÇÃO.
  8. Em Saiba mais, informe alguma particularidade, se for necessário.
  9. Em Dados de manipulação, escolha a Ilha/Célula.
  10. Clique em Salvar e pronto! Seu POP foi criado.

Agora você pode Editar, Publicar e Excluir o conteúdo.

Criar uma Promoção/Oferta

Vamos criar um artigo de Promoção/Oferta.

  1. Na aba Ache Aqui, clique em Criar.
  2. Selecione Promoção/Oferta e clique em Avançar.
  3. Dê o título, lembrando que este tipo de artigos segue um padrão específico.
  4. No campo Data de Vigência, preencha com o período da oferta.
  5. No campo Entenda, explique a oferta de forma simples.
  6. Em Válido para, aponte quem pode usufruir da promoção.
  7. No campo Vantagens, fale sobre os benefícios que o cliente terá.
  8. Em Canais e sistemas, informe aqueles que o operador vai utilizar.
  9. Em Como funciona, descreva as condições da oferta.
  10. No campo Valor, apresente os preços.
  11. Em Saiba mais, informe alguma particularidade, se for necessário.
  12. Em Dados de manipulação, escolha a Ilha/Célula.
  13. Em Tema, selecione o assunto do seu artigo.

14. Clique em Salvar e pronto! Seu artigo foi criado. Agora você pode Editar, Publicar e Excluir o conteúdo.

 

*Dica: ao clicar em Salvar e Criar, o Salesforce salva suas ações naquele momento e abre uma nova guia para registro de um novo conteúdo.

Edição: os retoques

Aposto que você já ficou horas pensando em que escrever naquela mensagem só para enviá-la e logo em seguida perceber um deslize na pontuação, uma escolha errada de emoji ou um errinho de acentuação. Infelizmente todo mundo já passou por essa situação – e é exatamente por isso que o editor existe (neste caso mais pra prevenir problemas de entendimento que do que evitar que você passe vergonha).

Pensando nisso, as orientações desta seção servem como orientações que devem ser aplicadas no processo de edição, seja este pré ou pós-redação. Sabe aquela última leitura antes da entrega? É sobre isso.

Essas instruções são direcionadas aos editores e têm o objetivo de garantir que toda publicação tenha 100% de qualidade na compreensão do texto, sejam eles apoios, promoções ou processos, mas recomendamos que os redatores também as sigam. E claro, se algo estiver errado, esta é a chance de consertar. Ou seja, a edição é basicamente transformar a água em vinho – ou a uva em vinho, porque a essa altura, o texto já deve estar pronto para publicação.

Instruções

  • Observe e oriente a redação sobre qualquer oportunidade de recurso a ser usado que facilite a compreensão do texto. Ex.: uso do Vocabulário Controlado, imagens, tabelas, bullets, lista numerada etc.
  • Oriente a redação a estar sempre atenta ao que é exigido nos critérios de qualidade das publicações.
  • Esteja atento à hierarquização das informações: se o que é mais importante está no início do conteúdo e assim por diante.
  • Assegure a harmonia e a fluidez na leitura do texto, observando como ele está organizado, como os parágrafos estão distribuídos e como se relacionam entre si (ou seja, se a lógica está correta).
  • Entenda as relações do texto com outros textos já publicados e se essas relações estão sinalizadas em camadas no artigo.
  • Valide se um Processo de atendimento (POP) é resolutivo.
  • Verifique se todos os campos de todos os tipos de artigos estão preenchidos corretamente.
  • Observe a padronização dos títulos de Processos de atendimento sobre o mesmo tema mas que valem para ilhas diferentes.

Considere se é realmente necessário a criação de um conteúdo ou Processo de atendimento.

Contato

Mande uma pergunta, agradecimento ou comentário.Vamos conversar.