Recursos

Nem só de texto vive um conteúdo, não é mesmo? Então, agora entenda quais recursos e como podemos utilizá-los no desenvolvimento dos artigos do Ache Aqui. Aproveite que criamos uns vídeos para facilitar seu entendimento sobre este tema.

Arquivos e Biblioteca

Quando nem texto, nem tabelas e nem imagens forem suficientes para criar um artigo completo e efetivo, não se desespere: ainda há outros recursos, como o upload de arquivos complementares.

O Ache Aqui permite que você acrescente ao seu texto desde apresentações de slides a .docs, .pdfs, planilhas e áudios, tudo para o seu artigo ficar pleno e cheio de informações. Esses arquivos podem ser de fontes externas, da biblioteca do Ache Aqui ou do seu acervo pessoal. Atenção ao tamanho aceito:

  • 2 GB quando carregado por meio da interface da Web.
  • 100 MB quando carregado a partir de um dispositivo móvel.

 

O Ache Aqui é bem versátil, então aceita a inclusão de vários tipos de arquivos anexos em seus artigos ou POPs. Acontece que boa parte desses arquivos são compartilhados por vários conteúdos, então não faz sentido escrever o mesmo apoio toda a vez que um artigo for referenciá-lo. Por isso precisamos saber onde esses artigos estão para conseguir encontrá-los e, então, anexá-los aos textos. Isso evita a duplicidade de dados e deixa o sistema mais conciso.

A melhor forma de fazer isso é organizando os arquivos em bibliotecas, um recurso essencial do Ache Aqui. No sistema temos duas bibliotecas: a Residencial e a Móvel. Dentro de cada uma existem pastas em que devem ser guardados os arquivos.

As principais ações que interessam nessa altura do campeonato envolvem a biblioteca e tem a ver com o upload de arquivos e a criação de links.

Escolhendo a biblioteca e a pasta.

 

 

Subir um arquivo para a biblioteca

 

Carregar nova versão

* Ao carregar uma nova versão do documento isso se refletirá para todos os artigos a ele ligados, seja por link no corpo do texto ou como relacionado.

Ao identificar que já existe um arquivo igual na biblioteca, clique na seta ao lado (direito) e clique em “Carregar a nova versão” – deste modo, o link não será substituído nos artigos, apenas o arquivo.

  • Se ao incluir uma nova versão do arquivo for necessário incluir a data, coloque-a no final do título, use o hífen e separe os números usando ponto (final).

Ex: nova versão do arquivo – 01.11.2021

Selecione a nova versão.

A nova versão foi carregada.

 

Copiar o link do arquivo:

Criar o link.

Colar a URL do link.

Salvar o conteúdo.

O link foi criado.

 

Imagens e Vídeos

O ditado de que “uma imagem vale mais que mil palavras” é bem clichê, mas às vezes tem seu espaço. Então, se por acaso você encontrar uma imagem que julgue ideal para seu texto e que ajude o operador a ganhar tempo, coloque-a no seu artigo!

Imagens são perfeitas para resumir passos a passos sistêmicos. No lugar de “clique no ícone Imagem, ao lado esquerdo do botão Inserir conteúdo multimídia” basta uma imagem com a tela e uma setinha. Bem mais simples. Mas cuidado para não adicionar toda e qualquer imagem. Siga os padrões:

  • Use com a melhor resolução possível para facilitar a visibilidade.
  • Para evitar a perda de qualidade, utilize um assistente de texto enriquecido para sua inserção, ao invés de copiar e colar direto no campo. 
  • O tamanho máximo do arquivo de uma imagem que pode ser carregado é de 1 MB.

As cores devem seguir a paleta do Mondrian.

Ao incluir uma imagem em um dos campos do Ache Aqui, coloque-a dentro de uma tabela. Isso evitará que a imagem fique distorcida independente da resolução que for acessada.

Veja abaixo como incluir uma imagem.

Primeiro, insira uma tabela e configure a formatação:
  • Linha: 1
  • Coluna: 1
  • Borda: 1
  • Largura: 100%
Após formatar a tabela, siga os seguintes passos:
  • Insira a imagem dentro da tabela.
  • Adeque a tabela ao tamanho da imagem; exemplo: a tabela está com 100% de largura, mas a imagem é pequena, ocupa 20% da tela; nesse caso, altere a largura da tabela até chegar ao tamanho da imagem.
  • Ao chegar ao tamanho da imagem, altere a borda para zero (0).
  • Pronto! A imagem ficará adaptada para qualquer tipo de resolução.

Vídeos

Pegou um conteúdo complicadinho de explicar, foi pesquisar sobre ele e achou um vídeo muito legal e ilustrativo que serviria perfeitamente para deixar seu texto mais claro? Não tema: o Ache Aqui conta com o recurso de inserir mídias justamente para casos assim.

Vídeos são ótimos para expressar conceitos que podem demorar muito para descrever com palavras. A preferência aqui é por vídeos da plataforma do YouTube, mas qualquer vídeo que traga um código oEmbed, ou seja, que permita que ele seja incorporado a outra página, está valendo. Então as plataformas Vimeo, DailyMotion, Youku, Ustream e a própria biblioteca do Ache Aqui também estão liberadas.

Mas atenção: escolha bem o conteúdo e tenha certeza que ele não foge do assunto do artigo. E outra: dê preferência a vídeos com legenda – tanto pela inclusão quanto pela facilidade de compreensão de alguma palavra, termo estrangeiro ou gíria que escape.

Você também vai poder selecionar a altura, a largura e a disposição da mídia. Para saber como formatá-lo usando a ferramenta nativa do Ache Aqui e o código de incorporação, verifique a seguir.

 

Para acrescentar aquele vídeo explicativo e ajudar com possíveis dúvidas, você vai precisar do código de embed. Não se preocupe: é bem fácil achá-lo. Vamos usar um exemplo do YouTube:

  1. Na página do vídeo desejado, clique em Compartilhar.
  2. Um menu suspenso vai aparecer com diversas opções. Clique em Incorporar.
  3. Uma nova janela vai surgir com o código. Na parte direita, clique em Copiar.
  4. Vá até o Ache Aqui e volte ao campo do artigo em que você quer colocar o vídeo. Clique no ícone Inserir conteúdo multimídia.
  5. Cole o código que você pegou do Youtube (pode ser com o botão direito do mouse ou com o famoso Ctrl+v).
  6. Clique em Vídeo Integrado e pronto!

Dica: as opções de embed costumam aparecer nos sites dentro dos botões COMPARTILHAR

Contato

Mande uma pergunta, agradecimento ou comentário.Vamos conversar.