Registros, Campos e Formatação

Agora você vai conhecer todos os tipos de registros existentes no Ache Aqui e aprenderá como preencher seus campos e formatar esses conteúdos. É muita coisa, mas tá tudo explicadinho para você tirar de letra e arrasar na sua escrita. Divirta-se!

Tipos de Conteúdo 1, 2 e 3

Os Tipos de Conteúdo são usados para textos que trazem informações mais específicas. Eles são divididos em Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3.

 

O Tipo 1 engloba temas como:

  • Atendimento, Canais de atendimento e Roteiros de atendimento, como “Confirmação de dados” e “Canais de atendimento Claro”.
  • Financeiro e Fraude, como “Reajuste” e “Bancos conveniados para cadastro de débito automático”.
  • Institucional, para informações da empresa, como “Sobre a Claro”.
  • Técnico, para casos como “Manutenção programada” e “Interferência no sinal da tv”, por exemplo.

 

O Tipo 2 aborda assuntos como:

  • Destaques da programação, para conteúdos de grande impacto.
  • Pacotes, relacionados a produtos de fone e fibra, usados em artigos como “Comparativo de pacotes Claro tv pré-pago”, “Pacote Claro net tv Top 4K” e “Pacote Claro tv pré-pago Light”.
  • Planos, para produtos de tv e conteúdo visual, como “Plano Combo Multi Internet 20GB – Claro net” e “Claro fone rural”.
  • Produtos e serviços, para informações mais gerais de conteúdo Claro.
  • Programa de relacionamento, para conteúdos de ação com o cliente, como “Ação com o cliente: Comercial de TV da Claro incentivando o uso do Atendimento Digital” e “Ação com o cliente: ação prevenção faturas falsas”.
  • Recursos, recursos de telefone, recursos de tv e recursos digitais, para informações específicas conforme a tecnologia, como “Wi-Fi Plus”, “NOW Claro net tv” e “PIP”, para tv. 
  • Serviços adicionais, para aqueles conteúdos que precisem de assinatura e/ou cobrança à parte, como canais à la carte, Ponto Ultra e Wi-Fi 360, em artigos como “Claro Assist residencial e empresas” e “Ponto adicional Claro net tv”.
  • Soluções digitais, para produtos que precisem da assinatura de um plano de banda larga, como “Presença web” e “Pay Per View (PPV)”.

 

O Tipo 3 organiza os artigos como:

  • Documentos e contratos, com informações detalhadas sobre aquisição e utilização de produtos ou serviços Claro, como regras, características, modalidades, valores, reajustes e manutenções, entre outros.
  • Leis, decretos e regulamentos, com as principais normas válidas para clientes Claro, como a “Lei geral de proteção de dados (LGPD)”.

Tecnologias e equipamentos, para artigos que tratem especificamente das tecnologias usadas pela Claro, como 4K, HD e SD, e dos aparelhos utilizados, como modens, decodificadores e roteadores.

Processos de atendimento

Quando a coisa é sobre POPs, os Processos de atendimento, o artigo muda um pouco de cara. O principal campo a ser preenchido é o Como funciona, em que você deve informar o passo a passo do procedimento a ser realizado por meio de uma tabela. No caso do Ache Aqui, utiliza-se o padrão de checklist, conforme o exemplo a seguir.

CHECKLIST AÇÃO
  • Perguntas para o operador.
  • Dicas e Atenção (situações gerais).
  • Informações adicionais.
  • Passos sistêmicos.
  • Ação de acordo com a situação do cliente/operador (SIM/NÃO).
  • Links para referência de documentos.
  • Dicas e Atenção (situações específicas do passo em que o operador está).

 

Mas como usar essa tabela? O que colocar na coluna CHECKLIST e na coluna AÇÃO?

Primeiro de tudo, tenha em mente que esse é um passo a passo. Isso quer dizer que as colunas estão organizadas em forma de pergunta e resposta: a coluna CHECKLIST deve trazer as perguntas e a coluna AÇÃO deve trazer as respostas correspondentes.

Sobre a coluna CHECKLIST, as orientações são estas:

  • O campo Como funciona deve conter apenas a tabela, então não coloque nenhuma informação antes da coluna CHECKLIST.
  • Deve-se colocar as palavras CHECKLIST e AÇÃO em maiúsculo, negrito e centralizadas. 
  • Retire o azul, caso ele apareça na primeira linha.
  • Coloque um espaço na primeira linha.
  • Para indicar ao operador que passe para o próximo passo, siga esta regra:
    • Para passos lineares, do passo 1 para o 2, utilize a frase: “Siga para o próximo passo”.
    • Para passos não lineares, do passo 1 para o 3, utilize a frase: “Siga para o passo 3”.
  • O CHECKLIST deve ser composto de uma pergunta.
  • As perguntas devem ser enumeradas e estar em negrito.
  • Para cada pergunta do CHECKLIST deve haver uma resposta correspondente na coluna AÇÃO com orientações objetivas sobre o que o operador deve fazer ou falar para o cliente.
  • Inclua os recursos Atenção e Dica para orientar o operador em caso de informações relevantes no momento em que ele precisa decidir por uma AÇÃO.
  • Deve-se utilizar ponto final nos passos.

Quanto à coluna AÇÃO, ela funciona como respostas para as perguntas feita na coluna CHECKLIST. Essas respostas devem ser organizadas entre as opções SIM e NÃO, sempre começando pelo SIM. Além disso, você também deve:

  • Manter a ordem SIM/NÃO, sem acrescentar nenhuma pergunta antes.
  • Adicionar um espaço antes de começar a escrita.
  • Retirar o espaço entre os passos. 
  • Retirar os dois pontos no final de SIM, NÃO e casos em 1º nível.
  • Manter as palavras SIM, NÃO e OPCIONAIS (1º nível) em LETRA MAIÚSCULA e em negrito.
  • Utilizar verbos no imperativo: faça, realize, acesse.
  • Utilizar o negrito para numeração de passos, sistemas, menus, campos, abas e botões
  • Manter o passo sem numeração, caso ele seja único.
  • Criar um Conteúdo de apoio de passos do sistema caso haja mais de 5 passos.
  • Substituir os 5 ou mais passos sistêmicos pelo link do artigo criado, colocando-o na coluna.
  • Transformar os scripts em orientações e manter casos de exceção.
  • Deixar o texto padrão sempre dentro da ocorrência, caso seja citada, e não mais no corpo do processo.
  • Solicitar um texto padrão que deveria estar cadastrado e não está, seguindo o modelo: “Registe ocorrência xxx com o texto padrão xxx”.
  • Manter o título como o próprio nome da ocorrência que traz o texto padrão. 
  • Colocar as ocorrências com o termo completo e em negrito.
  • Utilizar a regra do maiúsculo, isto é, somente a primeira letra, mesmo em nome de processos. Ex.: “Débito em conta de terceiros”.
  • Colocar 1 espaço entre cenários e 2 entre SIM/NÃO ao final de cada passo.
  • Evitar os recursos Atenção e Dica seguidos.
  • Colocar até duas subdivisões dentro de casos; caso haja mais, colocar as informações no próximo passo, sempre com uma pergunta no final.
  • Verificar se conteúdos do Novo e Antigo Fique Ligado já foram publicados no Ache Aqui.
  • Solicitar para a área de Processos a viabilidade da escrita desses conteúdos.
  • Retirar o caminho do Processo de atendimento (POP) dentro do conteúdo e deixar somente o nome do Processo de atendimento (POP).
  • Utilizar ponto final nos passos.

Conteúdos de apoio

Os Conteúdo de apoio são usados para textos em geral que servirão de apoio para os atendimentos. Então você precisa analisar o arquivo e cadastrá-lo conforme os tipos a seguir:

  • Informativo, para artigos explicativos, como orientações para contato com o cliente e orientações para realizar ativação de chips.
  • Memo/Texto padrão, para documentos com modelos definidos, como agendamento de visitas técnicas e aviso de término do período de cortesia.
  • Ocorrência/Motivo, para situações como transferências de titularidade, alterações de nome social e resgate de prêmios.
  • Passos do sistema, para casos em que é necessário seguir etapas determinadas, lembrando que:
    • Os passos devem estar numerados.
    • Os verbos no imperativo.
    • Palavras escaneáveis em negrito.
  • Scripts, para orientações mais específicas em que o operador tenha que seguir instruções já determinadas, como o oferecimento de alguma oferta, a explicação de algum serviço ou a informação de protocolos de atendimento; além disso, deixe o texto em itálico.
    • Atenção: para evitar que os operadores procurem esses apoios no meio do atendimento, tente sempre embutir as informações no próprio conteúdo; só crie Scripts como conteúdos separados nas seguintes situações:
      • Quando vierem em arquivos separados pela equipe de Processos.
      • Quando contemplarem muitas situações diferentes, ou seja, forem muito extensos.

Campos dos Tipos de Conteúdo 1, 2 e 3, Conteúdos de apoio e Processos de atendimento

Ótimo! Agora que você já entendeu que fica meio estranho guardar meias na gaveta de talheres da cozinha – quer dizer, que diferentes tipos de artigos são registrados de acordo com seu conteúdo –, vamos a outro tipo de formatação: os campos para preenchimento.

Entenda, em que você deve colocar um resumo do texto.

(Usado em: Conteúdo de apoio; Tipos de conteúdo 1, 2 e 3 e Processos de atendimento)

 

Como funciona, em que você explica o processo de forma simples.

(Usado em: Tipo de Conteúdo 1 e 2. Para Processos de atendimento, clique aqui)

 

Saiba mais, em que você deve informar, tanto por texto corrido como em bullets, as particularidades e dicas do procedimento que o artigo descreve e a quais outros assuntos/temas ele está relacionado. Por exemplo:

  • O cliente não aceitou a resposta da contestação e quer cancelar; verifique as ofertas vigentes e ofereça os benefícios disponíveis para o tipo de contrato que ele tem.

(Usado em: Tipos de conteúdo 1, 2 e 3 e Processos de atendimento)

 

Vale para, no qual você deve informar as condições que permitem ou restringem a execução do procedimento, ou seja, para quais situações o documento pode ser usado e a que áreas ele serve, como produtos, serviço e perfis. Ex.: Esse procedimento vale para:

  • O titular que tiver os dados confirmados.
  • O titular ou o dependente que tiver os dados confirmados.
  • Linha ativa/contrato conectado.
  • Exclusivo para uso da célula Recorrência do call center NEOBPO.

Neste campo você ainda precisa usar o ponto final e a padronização de identificação positiva:

  • Padrão: Titular ou terceiros com confirmação de dados.
  • Titular ou terceiros sem confirmação de dados.


Para fazer essa confirmação de dados o link é sempre o mesmo:

https://cec-claro.lightning.force.com/lightning/r/Ache Aqui__kav/ka01H0000005SMwQAM/view 

Assim, toda vez que você precisar incluir a confirmação de dados, crie um smartlink e coloque esse endereço, que já está pronto.

 

(Usado em: Tipo de Conteúdo 2 e 3 e Processos de atendimento)

 

Vantagens, campo relacionado a produtos e serviços e no qual você deve incluir os benefícios que serão usufruídos pelo cliente na contratação de determinado plano e/ou pacote.

(Usado em: Tipo de Conteúdo 2)

 

Canais e sistemas, em que você deve informar por meio de bullets e negrito quais sistemas o operador vai usar para executar o procedimento descrito no texto – informação que vem da área de Processos. Você também precisa colocar a quais canais o cliente tem acesso e/ou pode usar para executar o procedimento, se optar por autoatendimento. Ex.:

2ª via da fatura:

  • O operador usa o NETSMS na aba XXX.
  • O cliente acessa o app Minha Claro residencial nos campos XXX.

(Usado em: Tipo de Conteúdo 2 e Processos de atendimento)

 

Valor, campo utilizado sempre que houver alguma informação sobre preços, como valores de combos e outros serviços.

(Usado em: Tipo de Conteúdo 2 e Processos de atendimento)

Promoções e Ofertas

Sobre os conteúdos de Promoções e Ofertas, também existem algumas instruções especiais que você deve seguir – até porque ofertas e promoções são bem diferentes de passos de sistemas e ocorrências .

Esse material chega por meio de books – arquivos de Power Point ou .pdf – que contêm uma ou mais ofertas, divididas entre categorias de venda e público.

Os books têm duas partes: (1) uma com informações sobre o grupo de cidades de cada oferta; e a outra (2) com tabelas de cadastro e valores dessa oferta.

O título também tem que ser especial, então siga estas regras.

Para o campo Entenda, as informações podem ser encontradas na área de Política Comercial dos books de ofertas. Dê uma olhada por lá.

Atenção: verifique se as informações de cada oferta são equivalentes (números de cadastro e valores). Caso faltem informações, você deve solicitá-las à área responsável.

As datas de início e fim de cada promoção ficam dentro dos books, na parte inferior da página que contém o título da oferta e os procedimentos de cadastro. Use essas informações para preencher com cuidado o campo de Data de início e fim e evitar problemas. Mesmo assim, caso não haja data final, mantenha o campo em branco no artigo.

Dica: lembre-se de adicionar a data final de uma promoção exclusiva caso ela seja adicionada a uma oferta já publicada que não tenha informação sobre o término.

No campo Válido para, indique para quais clientes a oferta vale com base nas informações da Política Comercial. Depois, crie uma tabela referente ao grupo de cidades que se enquadram na promoção, no seguinte padrão:

Linhas: (Número do grupo de cidades)

Largura: (100%)

Cabeçalho: Primeira linha

Tamanho da borda: 1

Atenção: os grupos de cidades costumam aparecer divididos pela nomenclatura G1, G1A, G1B, G1C, G2, G2A, G2B etc.

No campo Vantagens, descreva os benefícios que a oferta traz de maneira concisa e organizada.

Para Canais e sistemas, indique o procedimento de cadastro das ofertas no NET Sales, organizados conforme o grupo de cidades. Crie uma tabela nos padrões indicados no campo Válido para para elencar os códigos.

Dica: os grupos de cidades costumam aparecer no canto superior direito dos books de ofertas nas páginas de procedimentos de cadastro/valores de venda/políticas comerciais. Lembre-se de consultar para qual grupo de cidades é válido cada procedimento. Alguns podem transitar entre mais de um tipo de oferta.

Para o campo Como funciona, utilize bullets para informar sobre o que é a oferta e explique as condições especiais que limitam e/ou restringem o conteúdo disponível.

Para o campo Valor, indique os preços de cada oferta em uma tabela no seguinte modelo:

Linhas: (Número das promoções ofertadas)

Largura: (100%)

Cabeçalho: Primeira linha

Tamanho da borda: 1

  • Organize os valores de forma crescente e fique atento aos casos de grupos de cidades que tenham mais de uma oferta de venda.
  • No campo Valor também são inseridas informações sobre acréscimos. Coloque essa informação acima da tabela.

Exemplo:

Notícias

Para criar uma notícia facilmente no Ache Aqui basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique no botão “Criar” na página inicial do Ache Aqui;
  • Selecione a opção “Notícias” e depois clique em “Avançar”;
  • No campo “Artigo origem da Notícia” coloque o artigo de origem da notícia sempre que o mesmo existir;
  • Realize a redação dos campos “Título”, “Resumo” e “Entenda”;
  • Marque o campo “Curadoria” nas orientações para escrita.

    Atenção:
    o campo “Curadoria” deve ser marcado pois não existe necessidade de notícias passarem pela etapa de atendimento.
  • Em dados de manipulação preencha os campos “Ilha/Célula”, “Tipo de Conteúdo” como “Notícias” e “Tipo de Apoio” como “Notícias”;
  • Em gestão da publicação coloque seu próprio nome no campo “Redator responsável” e selecione o editor responsável pela demanda no campo “Editor responsável”;
  • Nos comandos de publicação no canto superior direito da página, selecione a opção “Enviar para aprovação”;
  • Na mesma página clique no campo “Relacionado”, vá até “Histórico de aprovação” e selecione “Aprovar”.

 

A formatação do texto deve estar de acordo com o “8º mandamento: formatarás o texto conforme os padrões do manual”:

  • Não há necessidade de selecionar o tipo e o tamanho da fonte, pois isso é feito de maneira automática no sistema Ache Aqui.
  • Parágrafos devem conter até 3 linhas. Acima disso, quebre as frases, sempre pensando na ligação entre elas.
  • O espaçamento entre as linhas é automático.
  • Entre os parágrafos, dê um (1) clique no Enter.
  • Entre parágrafos e tabelas, imagens e bullets, dê dois (2) cliques no Enter.
  • O alinhamento deve ser, em geral, à esquerda; quando necessário, centralizado.
  • As palavras ou os termos mais importantes devem estar sempre em negrito, para criar uma leitura escaneável.
  • Use itálico para palavras estrangeiras ou para destacar algum significado específico de um termo.

Nunca use sublinhado e taxado.

Smartlinks/Links

  • Preferencialmente, use sempre a expressão: “para mais informações acesse [nome do smartlink/link]” – só use negrito na frase se for leitura escaneável.
  • A expressão “acesse” deve ser sem pontuação, quando houver apenas um smartlink/link na frase;

Exemplo: “para mais informações acesse Móvel – Formas de pagamentos.”

  • A expressão “acesse” deve ser seguida por dois pontos quando houver mais de um smartlink/link na frase

Exemplo: “para mais informações, acesse:

  • Móvel – Formas de pagamento.
  • Móvel – Solicitação de cadastro/exclusão de débito automático (N1).”

Formatação de tabelas

  • Coloque as informações centralizadas nas linhas/colunas.
  • Títulos/legendas use sempre negrito.
  • Borda sempre tamanho 5.
  • Largura a depender da quantidade de linhas/colunas, mas sempre colocar em %.
  • Altura é automática (proporcional à quantidade de linhas/colunas).

 

 

Obs.:  para saber como incluir imagens em uma tabela, acesse a seção Imagens e Vídeos.

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